Segunda-feira terá mais calor e temporais

06/02/2012 10:32

Segunda-feira terá mais calor e temporais Ronaldo Bernardi/

O Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira de calor intenso, abafamento e temporais. O dia começou com muita nebulosidade e chuva leve no Litoral,entorno da Lagoa dos Patos, Serra, Campanha, Litoral e em áreas isoladas da Grande Porto Alegre. Mas o sol deverá aparecer a partir do meio da manhã em todas as regiões, produzindo uma forte sensação de abafamento devido à alta umidade relativa do ar.

As temperaturas subirão rapidamente a partir do meio da manhã, com previsão de muito calor durante a tarde. A máxima deve ser registrada na Região Noroeste, onde os termômetros podem chegar a 38°C. Na Região Metropolitana, deve fazer 36°C, e na Campanha e na Região Central, deve chegar a 35°C.
No Litoral Norte, o dia começou com registro de chuva em cidades como Capão da Canoa, mas a tendência também é de abertura de sol ainda pela manhã. Deve dar praia pelo menos até o final da tarde, quando há risco de pancadas de chuva.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS, o escoamento dos ventos em superfície segue do quadrante norte/noroeste, mantendo o transporte de calor e umidade das regiões tropicais do Brasil em direção aos Estados do Sul. Essa característica continuará provocando temporais nas próximas horas, além de bons acumulados de chuva — embora mal distribuída. Durante a madrugada, choveu bastante em Bagé (26,6 mm), Caçapava do Sul (19,8), Canela (14,4) e Bento Gonçalves (10,2). Em Porto Alegre, choveu 7,4 mm.

Confira as temperaturas máximas previstas para hoje em cada região:


Zona Sul — 32°C
Grande POA — 36°C
Serra – 30°C
Litoral Norte — 33°C
Centro — 35°C
Noroeste — 38°C
Campanha — 35°C