Prefeitura doa terreno ao Memorial Oswaldo Aranha

01/02/2012 16:26

Alegrete deu na noite desta segunda-feira, 30 de janeiro, um passo fundamental para a preservação da história de um de seus filhos mais ilustres. O prefeito Erasmo Guterres Silva assinou em solenidade no Museu Oswaldo Aranha a outorga pública do terreno para a construção do Memorial Oswaldo Aranha. A obra sonhada durante décadas por diversos administradores deste município terá sede em um terreno de seus hectares localizado às margens da BR 290, entre a Ponte do Rio Ibirapuitã e o atrevo de acesso à estrada que dá acesso ao Balneário Caverá.

A atividade começou com uma visita ao local. Em seguida, já no centro da cidade, o ex-prefeito Adão Faraco, um dos articuladores para a criação do memorial, deu um histórico da vida do homenageado, desde a infância na casa que recebeu a cerimônia até a secretaria geral da ONU, passando pelas suas ações como intendente de Alegrete na década de 20. “Tal eram as luzes deste homem que defendia na época coisas que hoje são consideradas modernas, como o saneamento básico”. Repassou também todas as forças que trabalharam para que se concretizasse esse momento, citando especialmente a administração do prefeito Erasmo Silva e da sua vice, Maria de Fátima Mulazzani, por terem dado especial atenção à resolução do imbróglio legal que travou a doação do terreno por vários anos.

O Memorial Oswaldo Aranha será construído por uma correlação de forças entre poder público e patrocinadores, garante a secretária-geral do Instituto Memorial Oswaldo Aranha, Zazi Aranha Corrêa da Costa, neta do homenageado. Segundo ela, a entidade terá duas funções. A primeira será narrar os fatos. “Queremos que este memorial conte e reconte a história, servindo de exemplo para todos que busquem a vida pública”. A segunda será servir para o desenvolvimento de Alegrete e o entorno, “mas não apenas as cidades vizinhas, também Uruguai, Argentina e Paraguai”.

Zazi destaca ainda que serão utilizados métodos audiovisuais para mostrar a linguagem dos jovens com cinematecas e recursos tecnológicos comparáveis à de grandes centros. Para isso, serão dado início aos estudos para orçar a obra e estimar custos de manutenção, a fim de buscar patrocinadores. “Todo caminho começa com o primeiro passo”, relembra.

A vereadora Miriam Suhre enaltece a importância do relato dos oradores ao lembrar a trajetória do projeto “e saber que muitas pessoas plantaram uma sementinha. A Câmara de Vereadores se sente partícipe deste momento”. Para o prefeito Erasmo, que concedeu o status de hóspede oficial às primas Zazi e Zênia Aranha, “o serviço público tem períodos de dificuldade e de gratificação. Este é um momento gratificante para mim, para a Preta e para todos que participaram”. Considera essencial o trabalho coletivo para que o projeto chegasse a esse estágio. “Ninguém trabalha sozinho. É um passo de cada vez, em que várias pessoas estiveram presentes. Este é um investimento no futuro e nos jovens”, conclui.