Novo atraso na ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho

11/02/2012 13:16

Pela sexta vez, o cronograma de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho foi descumprido.

A Infraero esperou em vão, nesta sexta-feira, a prometida entrega do projeto de engenharia elaborado pelo Exército que permitiria o avanço da obra.

Saiba mais: um histórico de problemas

Quando acionou o Exército para elaborar o plano, em janeiro de 2011, a projeção da Infraero era receber o plano em dois meses. A entrega foi adiada sucessivamente: para julho, depois para setembro, dezembro e janeiro.

O mais recente prazo era 10 de fevereiro, sexta. Agora, o Exército promete os documentos para a próxima segunda-feira.

Sem isso, a Infraero não pode abrir a licitação para contratar a empresa que estenderá a pista em 920 metros (de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros), permitindo que aviões de grande porte pousem e decolem em Porto Alegre. A construção é uma exigência da Fifa para que a cidade seja sede da Copa do Mundo de 2014.

A demora reduz o tempo para a realização da obra, cuja conclusão estava prevista para dezembro de 2013. O superintendente da Infraero no Salgado Filho, Jorge Herdina, diz que, para entregar a obra na data, é necessário publicar a licitação em março e iniciar a construção em julho.

— Cada dia postergado pressiona o tempo da obra, mas ainda temos flexibilidade no cronograma — diz.

O Exército não informa qual dos dois projetos pendentes em janeiro — balizamento e drenagem — permanece inacabado. Apenas informa que 95% dos projetos estão concluídos.

Enquanto isso, autoridades envolvidas nos preparativos da cidade para a Copa manifestam preocupação.

— A ampliação da pista é prioridade máxima para a Copa. Sabemos que essa não é uma obra simples, por isso estamos acompanhando de perto a situação — afirma Urbano Schmitt, secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico de Porto Alegre.