Mais prazo para adequação das agroindústrias

17/02/2012 14:22

Alegrete continua trabalhando para ampliar o mercado de seus produtos. A Associação das Agroindústrias de Alegrete (Alegro) reuniu-se ordinariamente nesta terça-feira, 14 de fevereiro, no Sindicato Rural, com participação do prefeito Erasmo Guterres Silva, Secretaria de Agricultura de Alegrete, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e fiscalização da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços para tratar, entre outros assuntos, dos prazos de adequação das agroindústrias produtoras de charque e linguiça.

No encontro ficou definido que os empreendimentos terão até o próximo dia 10 de março para estarem em dia com toda a documentação. A partir desta data, a Vigilância Sanitária não permitirá mais a comercialização de charque e linguiça sem autorização do município. O secretário Márcio Amaral acredita que grande parte das agroindústrias estará em condições na data acordada: “precisamos ressaltar que tanto empresários quanto poder público estão se esforçando para colocar tudo dentro da legalidade”. As empresas podem buscar informações sobre o andamento de sua documentação no Escritório Modelo, no Centro Administrativo Municipal.

O SIM tem 13 agroindústrias com Registro de Produtos e Rótulos sob sua fiscalização. Destas, uma fábrica de charque recebeu a adesão ao Programa SISBI/SUASA após a Certificação do SIM, quando preencheu todos os requisitos de fiscalização que o Ministério da Agricultura exige. Com isto, esta empresa está habilitada para comercializar seus produtos a nível nacional. Também possuem registro agroindústrias de queijo, mel, laticínios, matadouro frigorífico e linguiça.

Das quatro fábricas de linguiça registradas, três foram interditadas por falta de documentos exigidos pela legislação vigente e/ou por falta de condições higiênico-sanitárias mínimas para o bom funcionamento e garantia da qualidade dos alimentos. De dois matadouros registrados, um foi interditado pelas mesmas razões.

Com base nesta linha de ação e preocupado em garantir qualidade dos alimentos produzidos por estas Agroindústrias, o SIM incentivou a criação da ALEGRO, com o objetivo congregar os empreendedores em torno da melhoria das condições de produção e comercialização de seus produtos conforme estabelecido em lei. Para o prefeito Erasmo, este é um passo importante para o produto local: “temos a convicção de que daremos um salto econômico significativo com essas adequações, por isso dedicamos nossos esforços para que todos fiquem em dia e façam o melhor de si”.