Lancheria da Cidade Baixa tinha hambúrgueres e molho contaminados, mostra laudo

04/02/2012 13:16

Uma análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) mostra que hambúrgueres e um tipo de molho utilizados na lanchonete Pampa Burguer, na Capital, estavam contaminados por bactérias. As amostras foram recolhidas na semana passada, depois de pelo menos 231 clientes do estabelecimento sofrerem intoxicação alimentar.

A análise, divulgada nesta sexta-feira, constatou que 10 das 13 amostras de hambúrgueres recolhidas tinham pelo menos um tipo de bactéria - escherichia coli ou salmonella spp. Entre os cinco tipos de molhos verificados, um estava contaminado por salmonella spp.

Por medida cautelar, o Pampa Burguer que fica na rua Venâncio Aires, no bairro Cidade Baixa, continua com as atividades suspensas. A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde solicitou a elaboração de um plano de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) que inclui exigências envolvendo a procedência de ingredientes, normas de preparo e conservação dos produtos.

Procurado, o gerente-administrativo do Pampa Burguer, Juliano Ribas, disse que os laudos ainda estão sendo analisados. Por esse motivo, não é possível determinar o que causou a contaminação, segundo ele.

Nota oficial

Depois da divulgação do laudo, o Pampa Burguer divulgou um comunicado oficial. Leia:

O Pampa Burger informa que recebeu nesta sexta-feira (3/2) o laudo oficial da Vigilância Sanitária que investigou os casos de intoxicação alimentar ocorridos após consumo no restaurante. O resultado apontou contaminação nos alimentos servidos por salmonella e escherichia coli, mas não identificou a origem do problema. De acordo com a equipe de inspeção, em casos de surtos como o ocorrido, a análise é feita nos alimentos já prontos e não na matéria-prima.

A casa afirma que todos os funcionários que atuam na manipulação dos alimentos foram submetidos a exames médicos analisados pela Vigilância Sanitária, que atestou que estavam negativos para qualquer tipo de contaminação. A direção ressalta que está revendo toda a sua cadeia de fornecedores e que os mesmos também apuram internamente as causas do ocorrido para buscar respostas mais conclusivas.

Desde a intervenção cautelar, no dia 26, o Pampa Burger vem investindo em melhorias em suas dependências físicas e no seu procedimento interno de fiscalização. O estabelecimento também já conta com uma consultoria especializada para reforçar a implementação das melhores práticas no processo interno de produção de alimentos. A empresa informa também que já está em fase de contratação de um profissional para atuar como responsável técnico para reforçar o controle do processo produtivo e da logística dos alimentos bem como treinamento dos funcionários.

O Pampa Burger ressalta mais uma vez o compromisso com a qualidade dos produtos e a relação com os clientes. O restaurante é uma das mais conceituadas hamburguerias da cidade. Entre os reconhecimentos já recebidos, foi eleito pela revista Veja o melhor sanduíche de Porto Alegre de 2011/2012.

A direção pede mais uma vez desculpas aos clientes e reforça o empenho em eliminar qualquer tipo de ocorrência semelhante com esta novamente.