Governo articula plano contra caos aéreo no Carnaval

14/02/2012 08:31

Embora ainda não tenham sido anunciadas oficialmente — apesar da proximidade da festa —, já estão definidas as principais medidas do plano para evitar contratempos nos aeroportos durante o período de Carnaval.

Entre os dias 17 e 22, o número de atendentes e fiscais será ampliado nos principais terminais do país.

Elaborado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), o plano seguirá os moldes do aplicado nas festas de final de ano. Os detalhes serão apresentados até quarta-feira.

O governo deverá apertar a fiscalização sobre as companhias aéreas para evitar descumprimento de horários dos voos e overbooking (venda de passagens acima da capacidade da aeronave), acelerar os procedimentos de acesso às salas de embarque e desembarque e reforçar os balcões de informação.

Será reforçado o número de funcionários da Infraero responsáveis pela segurança e pelas operações de pouso e decolagem. Colaboradores circulando pelos saguões com coletes da campanha Posso Ajudar? estarão à disposição para orientar e esclarecer dúvidas de passageiros.

Previsão é de movimento 13% maior este ano

A previsão da Infraero é que cerca de 3 milhões de passageiros embarquem e desembarquem nos aeroportos no período, um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, o aumento no número de passageiros no período foi de 14%. Uma operação semelhante foi armada, e não houve notícias de caos nos aeroportos.

Novidades neste Carnaval, os Centros de Gerenciamento Aeroportuários (CGA) estarão instalados nos principais aeroportos do país, incluindo o Salgado Filho, em Porto Alegre.

Com participação de autoridades aeroportuárias e representantes de companhias aéreas, o posto procura resolver problemas pontuais nos terminais, como filas anormais em determinados guichês.

O número de voos foi reforçado em fevereiro, sendo que boa parte das decolagens e pousos adicionais ocorrerá nos dias de Carnaval. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), neste mês haverá mais 1,2 mil voos extras e charters, dos quais 767 internacionais e 453 domésticos.

Os principais problemas em épocas de grande movimento são ausência de prestação de informação aos passageiros, falta de assistência em caso de atrasos e cancelamentos, overbooking e falhas no processo de identificação (divergência entre cartões de embarque e documentos).