Chuva dos últimos dias dá novo fôlego a arrozeiros

07/02/2012 10:08

Chuva dos últimos dias dá novo fôlego a arrozeiros Francisco Bosco/EspecialA chuva que caiu no Estado no final de semana — especialmente nas regiões sul, campanha e parte do centro do Estado — deu fôlego para os arrozeiros no momento em que o grão estava ameaçado pela seca.

Apesar da expectativa de perdas do setor continuar em torno de 6%, a água foi um alento aos produtores na fase de formação dos cachos dos grãos, em que a umidade é fundamental. Se o tempo continuar chuvoso nas próximas semanas, pelo menos os R$ 877,912 milhões previstos de quebra não devem aumentar, espera a Emater.

Das regiões mas atingidas pela seca — Campanha, Noroeste, Sul e Centro —, só não choveu no Noroeste. Mas a chuva caiu de maneira irregular em uma mesma região. Em Restinga Seca, no Centro, choveu 10 milímetros em alguns pontos e 90 mm em outros, segundo a Secretaria de Agricultura da cidade.

O Rio Vacacaí — castigado pela estiagem, com pontos onde a água forma apenas um pequeno córrego — seguiu na mesma situação de estiagem em uma parte e começou a se recuperar em outra.