Salva-vidas orientam banhistas a não entrarem no mar em Capão da Canoa

27/01/2012 12:34

O forte cheiro e até pequenas manchas de óleo foram constatadas por salva-vidas na praia de Capão da Canoa. Veranistas que caminhavam à beira-mar, na manhã desta sexta-feira, também sentiram o odor anormal na orla.

— Estamos orientando as pessoas que evitem entrar na água. Sentimos um cheiro forte quando chegamos, às 8h20min, e agora (9h40min) constatei as manchas dentro do mar — disse o salva-vidas José Alex Antunes, da guarita 75.

Surpreendido pela informação, o biólogo da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Diego Hoffmeister, que analisa o vazamento em Tramandaí, disse que verificará a situação.

— É a primeira informação que nos chega sobre óleo em outras praias. Em princípio, a mancha estava restrita à faixa de praia de Tramandaí, com algum resquício podendo chegar a Imbé — afirmou Hoffmeister.

Na manhã de quinta-feira, o descarregamento de petróleo de um navio para uma monoboia da Transpetro, da Petrobras, causou vazamento do produto no mar, em Tramandaí. Uma equipe de 150 homens concluía a limpeza da praia na manhã desta sexta-feira.