Qualificação e revitalização na Educação Infantil

28/01/2012 10:35

A Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem desenvolvendo ações que beneficiam a Educação Infantil, buscando a ampliação de vagas e qualificação dos espaços físicos. Em 2010, Alegrete atingiu 100% do monitoramento do PAR (Plano de Ações Articuladas), programa a nível Federal de acompanhamento do desenvolvimento da Educação nos municípios do Brasil. Devido esse rendimento, a cidade foi contemplada com recursos para aquisição de novos mobiliários adequados as necessidades dos alunos, inclusive os portadores de necessidades especiais, totalizando R$ 168,685,11.

Com o ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), iniciativa do Governo Federal, já foram investidos na educação infantil, só no Bairro Ayrton Senna, R$ 1.239.620,90, já estando 75% das obras concluídas.

De 2009 até agora, as escolas que já foram contempladas, foram EMEB Marcelo Faraco, EMEB Saint Pastous, EMEI Guto Pereira, EMEB Luiza de Freitas Valle, EMEB Fernando Ferrari, EMEB Waldemar Borges, EMEI Dr. Romário e EMEB Ibirapuitã, além das que passaram por adaptação para educação especial, como EMEB Alcy Cheuiche, EMEI Mário Quintana, EMEB Alda Crespo, EMEI Manoel Estivalet (ainda em andamento), EMEB Princesa Isabel, EMEB Eurípedes Brasil Milano e EMEB Lions Clube.

Este ano a primeira Escola que está sendo atendida é a EMEI Nossa Senhora das Graças, na Vila Piola. Desde sua fundação, as instalações só tiveram reparo em 1985, e a partir da solicitação da direção as obras foram iniciadas. Também estão sendo adquiridos mobiliários e materiais novos.

A manutenção e qualificação se estendem também as Escolas dos Polos Educacionais. A EMEB João André Figueira (Polo do Durasnal), EMEB Murilo Nunes de Oliveira (Polo da Conceição) e EMEB Alfredo Soares Leães (Polo do São Miguel), são algumas das escolas que estão em processo de reparo.

Segundo a Diretora Geral de Educação, professora Elza Alves, o objetivo é ampliar as vagas e qualificar os espaços. “Estamos fazendo isso com bastante agilidade. A meta é que as escolas contemplem o mínimo exigido para um bom funcionamento e para dar assistência às crianças”, afirma a diretora.

A expectativa para 2012, é que haja a ampliação do atendimento ao público infantil, com a conquista de mais dois ProInfância, um no Bairro Canudos, que atenderá um total de 250 crianças, obtido através do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), e o outro no Bairro Vila Grande, que ainda está em fase de análise pelo FND/MEC – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A vice-prefeita Preta Mulazzani reforça a prioridade na educação: "temos a compreensão de que as melhorias na área, desde a valorização do professor até a qualificação dos espaços físicos, tem reflexos diretos no que Alegrete será no futuro". Já para o prefeito Erasmo Silva, "a eficiência na gestão traz diversos frutos, dentre eles a possibilidade de receber recursos e investir no aprimoramento da educação".