Previsão é de fim de semana chuvoso em grande parte do país

28/01/2012 10:38

Áreas encobertas nesta sexta-feira (27) (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)A previsão é de tempo chuvoso para grande parte do país neste final de semana, informou o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
No sábado, deve chover forte no Vale do Paraíba, leste e norte de São Paulo, Rio de Janeiro, incluindo região serrana e capital, sul do Espírito Santo, zona da mata mineira, zona da mata mineira, parte do Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, sul, centro, oeste e noroeste de Minas Gerais.
A previsão também é de chuva forte no norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Tocantins, Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia.
“Há risco para acumulados significativos no sul de minas, área serrana do RJ e vale do Paraíba”, afirma o meteorologista José Felipe Farias.
As chuvas são resultado da zona de convergência do Atlântico Sul que, no domingo, também deve provocar chuvas, com volumes que poderão ultrapassar os 60 milímetros em algumas localidades.
Veja a previsão por região do país a seguir:
Centro-oeste
No sul e oeste de Mato Grosso do Sul, possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas e também no sul de Mato Grosso e sul de Goiás, pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região, tempo nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.
Nordeste
No oeste da Bahia e do Piauí e centro-sul do Maranhão, pancadas de chuva isoladas. No norte do Maranhão, centro-norte do Piauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco, possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, sol e poucas nuvens. Temperatura estável.
Norte
No Tocantins, grande parte do Pará, no Amapá, em Roraima e norte do Amazonas, pancadas de chuva isoladas. No sudoeste do Pará e demais áreas da região, nublado com fortes pancadas de chuva. Temperatura estável.
Sudeste
No sudoeste, de São Paulo, há predomínio de sol. No noroeste e nordeste, há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No sudoeste de Minas Gerais, pancadas de chuva a partir da tarde. No nordeste do estado, sol e poucas nuvens. Nas demais áreas de Minas, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, tempo nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas do Rio, muitas nuvens e chuvas isoladas. Temperatura estável.
Sul
No leste de Santa Catarina e leste do Paraná, muitas nuvens e chuvas isoladas. No nordeste do estado, sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região, predomínio de sol. Temperatura estável.