Hora de viver: organize-se e faça seu dia render mais

27/01/2012 12:20

Saúde - hora de viver: organize os seus horários

Organizar a agenda e os horários do dia requer paciência e – mais importante! – atenção ao relógio! Qual é o melhor horário para praticar exercícios, montar uma apresentação ou tirar uma soneca? O seu corpo responde:
8H
Hora marcada
Para não haver um descompasso de ritmo, gerando doenças cardiovasculares e mudanças hormonais, é importante dormir e acordar sempre em horários parecidos.
10H
Tenha foco
Temos picos de concentração durante o dia. É pela manhã que nossa capacidade cognitiva aumenta. Por isso, aproveite para encaminhar projetos, elaborar apresentações e se dedicar aos estudos.
11H
Boquinha
Comer seis vezes ao dia é o ideal. Assim você gasta mais energia na digestão e queima mais gordura. Se deseja emagrecer, lembre-se: para que 100 gramas de gordura sejam queimados é preciso um litro e meio de água.
14H
Soneca
Não marque reuniões para este horário. No geral, é o momento em que o sono bate. Se possível, um cochilo de 20 minutos – antes de entrar em sono profundo – vai dar energia para enfrentar o resto do dia.
16H
Corra, corra!
No fim da tarde, os músculos já estão em movimento e a respiração está mais constante: é o melhor momento para praticar exercícios físicos. Pela manhã a temperatura corpórea está baixa. Depois das 20 horas, já estamos fatigados.
20H
Bom apetite!
Quem disse que é preciso dormir de barriga vazia? É importante comer alimentos leves antes de deitar. Isso fornece combustível para que o organismo funcione bem.