Estatísticas positivas para roubos e furtos

11/02/2012 13:27

Alegrete colhe bons resultados na segurança desde a instalação do videomonitoramento e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Entre setembro e dezembro de 2011, quando foi estruturada, as estatísticas oficiais disponíveis da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o índice de roubos e furtos em Alegrete diminuiu em relação ao mesmo período de 2010.

As estatísticas de 2010 apontaram 403 ocorrências no município, contra 338 de 2011, cerca de 16% a menos. No estado a redução ficou em 9% (de 70.681 para 64.198), comprovando a eficácia das políticas de segurança locais. O secretário José Paulo Alvarenga garante que “os resultados dizem respeito a um trabalho de longo prazo na integração das forças de segurança”. Segundo análise do capitão Luís Felipe Zinga Jr, comandante da Brigada Militar, “as câmeras de segurança são vinte homens a mais no policiamento da cidade”.

As políticas de segurança de Alegrete são baseadas no Pronasci, cujas diretrizes apontam para a responsabilidade de todas as esferas da sociedade na busca por melhorias. Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, “o perfil integracionista torna o avanço mais significativo pelas ações de cidadania inclusas no trabalho”. O prefeito Erasmo Guterres Silva acredita na mudança de paradigma: “segurança não está apenas em ação ostensiva, mas na racionalidade dos esforços. Juntos estamos no caminho certo”.