Alegrete decide pela decretação de situação de emergência

27/01/2012 12:24

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 25 de janeiro, no Centro Administrativo Municipal, representantes de diversas entidades e órgãos apresentaram dados preliminares sobre os reflexos da estiagem. Com base nos relatos de Emater, Instituto Riograndense do Arroz, Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro Empresarial e Defesa Civil, o prefeito Erasmo Guterres Silva decidiu decretar situação de emergência em Alegrete.

“Temos dados suficientes que comprovam prejuízos causados pela seca no setor primário”, declarou Erasmo na ocasião. “Estávamos fora da região que vinha sendo afetada, mas municípios vizinhos estão na mesma situação”, reforçou o presidente do Sindicato Rural, Pedro Píffero.

A Defesa Civil de Alegrete estará enviando ainda hoje ao seu equivalente estadual a Nopred (notificação preliminar de desastre), para que em seguida o prefeito assine o decreto. O passo seguinte é a reunião dos dados de cada setor comprovando o prejuízo de mais de 5% do produto interno bruto do município, a cargo do secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Amaral. “Em grande parte das culturas as perdas ultrapassam bastante esse número”, confirma Amaral. Com os dados compilados, a Defesa Civil apresenta ao estado uma avaliação de danos (Avadan), justificando o decreto.